21.3.09

Banda Guadalupe em estúdio gravando seu "CD Zero"...mas, afinal de contas o que é um "CD Zero" ???

Dê uma olhada pelas geladeiras das lanchonetes. Perceba o grande número de refrigerantes e bebidas que levam a marca "zero" junto ao nome para indicar baixos teores de calorias e açúcares.
Essa moda agora transcendeu os limites da indústria de alimentos e chegou ao poderoso mercado fonográfico, no qual grandes e pequenas gravadoras têm visto cada vez mais seu negócio ser ameaçado pela pirataria de CDs e o download ilegal de músicas pela Internet.
A nova investida da gigante SonyBMG contra esses inimigos chama-se CD Zero, uma espécie de reedição do formato que há muito não aparecia por essas terras: o EP, ou um disco que vem com apenas algumas faixas e, portanto, chega com um preço mais baixo para o consumidor. O " zero" do nome desse CD mais "light" que os tradicionais é uma referência direta às bebidas dietéticas encontradas nas lanchonetes do País.
A primeira experiência da Sony com o CD Zero aconteceu há poucas semanas, com a cantora mato-grossense Vanessa da Mata, que desembarcou no mercado o CD Zero de Vanessa, que traz apenas cinco canções extraídas do álbum original e está sendo vendido pelo preço sugerido pela gravadora: R$ 9,99.
Apesar de ter o formato de um CD comum, vem com menos músicas e um encarte mais simples. "Queremos estimular o público a conhecer o artista, trazer um novo consumidor. A idéia não é substituir o disco original. Quando a pessoa gostar de uma música na rádio, no lugar de comprar o disco inteiro, compra um de cinco faixas e experimenta", explica Schiavo "pai" deste novo formato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário